Em um desfecho que pode ser considerado o último capítulo significativo de uma longa guerra judicial, depois perder mais uma lanço no primórdio deste mês, finalmente a Percentagem Federalista de Transacção dos Estados Unidos (FTC) anunciou oficialmente que está encerrando seu processo contra a Microsoft relacionado à obtenção da Activision Blizzard.
Em expedido (via The Verge), a FTC afirmou: “A Percentagem determinou que o interesse público é melhor atendido com o fecho do litígio administrativo neste caso. Fica, portanto, ordenado que a queixa seja, e por meio deste está, encerrada”.
O presidente da Microsoft, Brad Smith, comentou a decisão, classificando-a uma vez que uma “vitória para os jogadores de todo o país” e também uma vez que uma vitória para o “bom siso”.
Nas últimas semanas, o processo já havia sofrido um revés importante quando o Tribunal de Apelações do 9º Rodeio decidiu manter a decisão da instância subordinado, que havia rejeitado o pedido da FTC para bloquear a obtenção. O tribunal concluiu que a FTC não apresentou provas suficientes de que a compra da Activision Blizzard pela Microsoft poderia prejudicar a concorrência no mercado.
Microsoft dá mais um passo importante
Com isso, a Microsoft dá mais um passo para solidar um dos maiores negócios da indústria de tecnologia e games, estimado em murado de 69 bilhões de dólares, reunindo franquias de peso uma vez que Call of Duty, World of Warcraft e Diablosob o guarda-chuva do Xbox. O fecho solene do caso pela FTC marca o término de uma das maiores disputas regulatórias da indústria, abrindo espaço para que a Microsoft foque na integração completa da Activision Blizzard ao seu ecossistema de jogos e serviços.

