
Os jogos de corrida sempre foram a verificação fácil entre Xbox e PlayStation na interminável guerra dos consoles. Qual console tinha a maior e melhor franquia de corrida era uma disputa importante para mandar qual marca estava “vencendo”. Forza e seu derivado de arcade, Forza Horizon, representavam o Xbox, enquanto Gran Turismo representa o PlayStation há muito tempo.
Agora que Forza Horizon foi para o PlayStation e está dominando a plataforma da mesma forma que dominou o Xbox por anos, o debate sobre qual série é realmente a maior será interessante de ver se desenrolar nos próximos anos.
Embora seja cedo demais para expor o quão muito Forza Horizon se sairá no PlayStation, podemos saber o quão dominante a série tem sido no universal graças aos comentários recentes do cofundador da Playground Games, Gavin Raeburn. Em uma entrevista ao Gamesindustry.biz, falando sobre seu novo estúdio, que está entrando no mercado de corrida para competir com jogos porquê Forza Horizon, ele comenta que Horizon gerou mais receita do que jogos porquê Gran Turismo e outros juntos.
“Se você olhar para a receita [da Horizon], ela supera Gran Turismo, F1, Need For Speed e The Crew juntos. Isso foi antes de Horizon passar para o PlayStation. É enorme. Acho que o que isso fez com o mercado, no entanto, é que todas as outras desenvolvedoras de corrida estão copiando muito da fórmula de Horizon.”
Parece bastante simples, unicamente pela popularidade e pelos comentários de Raeburn, que Forza Horizon é atualmente o rei do gênero de corrida, e sua recente mudança para o PlayStation significa que ele terá ainda mais sucesso e poderá dominar múltiplas plataformas, um tanto que poucos jogos conseguem. Forza Horizon 6 é o próximo, e embora pareça que é o momento claro para adquiri-lo, Horizon 5 está indo tão muito que não ficaremos surpresos se a Playground Games destinar seu tempo para prometer que seu próximo jogo seja o mais refinado e repleto de teor verosímil.

