
Os níveis Extra e Premium do PlayStation Plus sofreram um duro golpe recentemente, em um momento em que seu concorrente, o Xbox Game Pass, está em sua melhor período. O PlayStation Plus é dividido em três níveis distintos. O PS Plus Essential é a versão clássica do serviço, garantindo aos usuários aproximação ao multiplayer online e a uma seleção de jogos gratuitos todos os meses. O nível Extra é mais parecido com o Xbox Game Pass, pois é uma seleção rotativa de jogos à qual os assinantes têm aproximação somente por tempo restringido. O Premium é uma extensão do Extra, oferecendo tudo o que os níveis inferiores têm a oferecer, além de jogos clássicos exclusivos das eras PS1, PS2, PSP e PS3.
Enquanto o Xbox Game Pass tem vários jogos do primeiro dia todos os meses, é vasqueiro que o PS Plus Extra e Premium tenham seus próprios lançamentos do primeiro dia. E mesmo assim, os jogos do primeiro dia foram compartilhados entre os serviços em mais de uma ocasião, porquê o que aconteceu com o recente lançamento do primeiro dia Blue Prince. Blue Prince é um jogo de quebra-cabeça que recebeu ótimas críticas dos críticos e atualmente é um dos jogos mais muito avaliados do ano, logo certamente foi uma grande conquista para o Game Pass e o PS Plus. Mas enquanto o PS Plus Extra e o Premium só receberam Blue Prince e outro incidente do mal recebido Lost Records: Bloom & Rage porquê seus jogos do primeiro dia em abril de 2025, o Xbox Game Pass apresentou o aclamado quebra-cabeça ao lado de nomes porquê o provável concorrente do GOTY Clair Obscur: Expedition 33 e o shadow drop Oblivion Remastered.
O PS Plus Extra e Premium não receberam nenhum jogo suplementar do primeiro dia desde que Blue Prince foi adicionado ao serviço em abril, enquanto os assinantes do Game Pass Ultimate foram presenteados com os jogos e títulos mencionados anteriormente, porquê Revenge of the Savage Planet e o jogo de tiro em primeira pessoa de sucesso Doom: The Dark Ages. Agora, deve-se enfatizar que os jogos do primeiro dia nunca foram um verdadeiro ponto de venda do PS Plus Extra ou Premium. Os jogadores de PlayStation se inscrevem nos níveis Extra e Premium para obter aproximação a uma grande livraria de jogos de PS4 e PS5 e, no caso do Premium, jogos da velha guarda com recursos adicionais. O problema é que as últimas atualizações do PS Plus Extra e Premium não foram tão impressionantes, o que foi mormente decepcionante depois o serviço perder alguns de seus melhores jogos.
Para ser franco, a última atualização do PS Plus Extra e Premium foi péssima. Em um dia, assinantes do PS Plus perderam o aproximação a 22 jogos, incluindo títulos porquê Batman: Arkham Knight e Grand Theft Auto 5. Em troca, somente 10 jogos foram adicionados, sendo nove deles secção do PS Plus Extra e somente um restrito do Premium. O PS Plus Premium tem sido negligenciado desde o seu lançamento, mas ter vários jogos exclusivos do Premium, porquê The Walking Dead: Saints & Sinners e os dois primeiros títulos da série Resistance, removidos sem praticamente nenhum acréscimo em troca, não agradou aos fãs.

