O mercado dos dispositivos “wearable” poderá estar prestes a receber um novo concorrente de peso. A Apple, segundo informações recentes, está a preparar o lançamento dos seus próprios óculos inteligentes.

O que esperar dos óculos inteligentes da Apple
Mark Gurman, da Bloomberg, avançou que a Apple tem uma vez que meta disponibilizar os seus óculos inteligentes até ao final de 2026. Levante dispositivo viria equipado com câmaras, microfones e altifalantes, permitindo ao utilizador interagir com a assistente virtual Siri.
Adicionalmente, os óculos suportariam funcionalidades uma vez que a reprodução de música, a realização de chamadas telefónicas e a receção de indicações de navegação passo a passo para um determinado sítio.
A Apple tem vindo a trabalhar há bastante tempo no seu objetivo final de gerar verdadeiros óculos de veras aumentada. Porém, a empresa de Cupertino tem enfrentado diversos obstáculos para conseguir que as suas iniciativas no campo da lucidez sintético (IA) atinjam um nível de paridade com os seus rivais.
Estão previstos diversos anúncios relacionados com IA durante a WWDC 2025, que ocorrerá dentro de algumas semanas, mas alguns poderão ser recebidos com qualquer ceticismo, em seguida o lançamento lento e, por vezes, conturbado da Apple Intelligence.

O quadro é competitivo neste setor
Entretanto, outras empresas já causaram impacto com óculos inteligentes alimentados por IA. A Meta, por exemplo, tem obtido um sucesso considerável com a sua parceria com a Ray-Ban. Recentemente, a Google revelou novos planos para os seus óculos de veras mista Android XR, com uma prova durante o seu evento I/O no início desta semana.
Também a OpenAI está a entrar no segmento do hardware, graças à obtenção da startup de design io, de Jony Ive, embora ainda não tenha divulgado detalhes sobre os projetos planeados. O projeto da Apple parece assemelhar-se mais à opção da Meta do que ao padrão equipado com ecrã que a Google demonstrou, mas é provável que surjam mais especificidades em breve.
Enquanto a Apple se esforça para ter os óculos inteligentes prontos para o próximo ano, abandonou alguns outros projetos de wearables. De combinação com as fontes de Gurman, a empresa desistiu da teoria de um Apple Watch e de um Apple Watch Ultra equipados com câmara. No entanto, os AirPods com câmaras integradas parecem continuar em desenvolvimento.
Leia também:

