A NVIDIA revelou nesta quarta-feira a chegada solene do DLSS 4 com Multi Frame Generation, novidade versão de sua poderosa tecnologia de upscaling por lucidez sintético. A estreia acontece em grande estilo com suporte para Clair Obscur: Expedition 33, um dos maiores lançamentos do ano, além dos títulos Dead Take e Rune Factory: Guardians of Azuma.
A novidade chega acompanhada de um novo GeForce Game Ready Driver, que aprimora o desempenho das GPUs GeForce RTX em jogos porquê Mafia: The Old Country e Clair Obscur: Expedition 33, além de somar compatibilidade com 62 novos monitores G-SYNC, garantindo experiências mais suaves com taxa de atualização variável (VRR).
Os destaques da semana com DLSS 4
Clair Obscur: Expedition 33
Aclamado pela sátira e sucesso de vendas, o RPG da Sandfall Interactive já contava com DLSS Super Resolution e DLAA no lançamento. Agora, o jogo recebe suporte ao DLSS 4 com Multi Frame Generation, além de DLSS Frame Generation e NVIDIA Reflex, oferecendo um salto significativo de desempenho para jogadores com placas da série GeForce RTX 40 e 50.
Dead Take
O terror psicológico em primeira pessoa da Surgent Studios (vencedora do BAFTA), estrelado por Ben Starr, também estreia com suporte completo ao ecossistema DLSS: DLSS 4 com Multi Frame Generation, Frame Generation e Super Resolution. O jogo já está disponível para PC a partir de hoje.
Rune Factory: Guardians of Azuma
Publicado pela XSEED Games, o novo capítulo da série promiscuidade ação e RPG em uma jornada enxurro de combates, exploração e reconstrução de vilarejos sazonais. Usuários com placas RTX podem ativar o DLSS Frame Generation e Super Resolution para uma taxa de quadros superior. Quem utiliza uma RTX série 50 ainda pode aproveitar o DLSS 4 via NVIDIA App, garantindo supremo desempenho com geração de múltiplos quadros por IA.
7 Days to Die
O popular jogo de sobrevivência zumbi, que já ultrapassou 20 milhões de cópias vendidas, recebeu suporte ao DLSS Super Resolution e DLAA. A atualização oferece mais opções para lastrar desempenho e fidelidade visual. Para ativar o DLAA, selecione “DLSS” no modo de upscaling e, em seguida, “Native AA” no preset.
Outras novidades
F1® 25, da EA SPORTS, também passa a narrar com otimizações e suporte ao ecossistema RTX. O título leva os jogadores a um novo ano do Campeonato Mundial de Fórmula 1, incluindo o retorno do modo história Braking Point com reviravoltas dramáticas.
Aliás, a NVIDIA confirmou que posteriormente o lançamento do driver Game Ready de outubro de 2025, as GPUs baseadas nas arquiteturas Maxwell, Pascal e Volta não receberão mais updates funcionais, passando a narrar unicamente com atualizações de segurança trimestrais até outubro de 2028 — um ciclo de suporte de 11 anos, muito supra da média do mercado. A empresa também estenderá as atualizações para Windows 10 em todas as GPUs RTX até outubro de 2026, garantindo otimizações mesmo posteriormente o término solene do sistema operacional da Microsoft.
Para mais informações e entrada ao driver mais recente, visite o site oficial da NVIDIA.

